• MINHA CONTA
  • FALE CONOSCO
  • NEWSLETTER
X

Já sou cadastrado

Ainda não tenho cadastro

CADASTRAR
X

    Entre em contato com a FAS





    Telefone: 11 3086-1661 | WhatsApp: 11 94713-9743
    [email protected]
    Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 413 – Jardim América - CNPJ 00.817.414/0001-08
    ALE_1515

    Projeto de iluminação valoriza obras de arte em reforma de apartamento

    Receber os filhos, os amigos e dar destaque às obras de arte e peças de design assinadas. Essas eram as premissas de um jovem empresário solteiro ao decidir reformar seu loft, na Vila Madalena, em São Paulo. O desafio era aproveitar a estrutura do imóvel sem sobrecarregar a atmosfera artística.

    À frente da reforma, Rodrigo Ohtake comenta um pouco mais sobre as soluções de iluminação encontradas junto à FAS para realçar o apartamento, que é uma verdadeira galeria de arte.

     

    FOCO NO CENÁRIO

    À direita da imagem, a luminária Sampei Outdoor, de Enzo Calabrese, ilumina todo o ambiente | Projeto de iluminação: FAS | Foto: Ale Moreira

    O loft tem pé-direito duplo na sala de estar, o que confere beleza e a sensação de gallery wall logo na entrada. Para valorizar o ambiente, era preciso criar um cenário onde a iluminação não roubasse o protagonismo do mobiliário e objetos decorativos. Para isso, foi usada no canto da sala a luminária Sampei Outdoor na cor preta, do designer Enzo Calabrese, constituída por uma haste delgada que sustenta uma delicada lâmpada ao final, lembrando um poste de luz. 

    Para destacar as obras de arte, foi aplicado um jogo de luzes no teto de laje cubeta, tipo de concreto aparente, que comportou, além da iluminação técnica, as luminárias Flash, do designer Davide Groppi. Esse tipo de luz é a solução ideal para iluminação direta em espaços com grandes alturas. “Fizemos a iluminação mais cênica para jogar luz a essas obras”, revela Rodrigo Ohtake.

     

    ESCRITÓRIO CLEAN

    Luminária multifuncional de vidro Tubular, de Sebastian Hepting, paira sobre a mesa de trabalho | Projeto de iluminação: FAS | Foto: Ale Moreira

    Na parte superior do mezanino, o escritório recebeu iluminação suave e pontual para a leitura e trabalho. Para dar a sensação de ambiente mais reservado, a luminária multifuncional de vidro Tubular, do designer Sebastian Hepting, figura na cor vermelha e paira sobre a mesa transparente, permitindo, ainda, a visualização da estante de livros e dos quadros ao redor. Já na poltrona, a luminária permite iluminação focal.

     

    COZINHA METALIZADA

    Com madeira no teto e no chão, a cozinha metalizada ganha destaque com a iluminação | Projeto de iluminação: FAS | Foto: Ale Moreira

    Cozinhar é uma outra paixão do cliente. Para oferecer uma boa iluminação sem deixar que ela extrapole o espaço inferior do mezanino, uma sequência de perfis de LED embutida no teto de madeira e no vão da bancada confere a luminosidade adequada ao ambiente e realça o predominante metal do mobiliário.

     

    SALAS DE JANTAR E DE TELEVISÃO

    Perfis de led slim colocados de modo alternados fazem do próprio teto as  luminárias do ambiente | Projeto de iluminação: FAS | Foto: Ale Moreira

    Para iluminar o espaço sem cair na clássica luminária pendente – o que, inclusive, poderia diminuir a visão dos quadros na parede -, a solução encontrada na sala de jantar foi usar a própria estrutura do teto cubeta como luminárias, colocando perfis de LED slim virados para cima. “Foi uma grande sacada da equipe. Ficou um desenho muito bacana, com iluminação alternada”, ressalta Ohtake. 

    Luminária Flash voltada para cima e disposta na diagonal do teto confere espaço relaxante e lúdico | Projeto de iluminação: FAS | Foto: Ale Moreira

    Brincando mais uma vez com a estrutura da laje, a luminária Flash disposta na diagonal do teto e também virada para cima garante ambiente descontraído na sala de televisão. As cores empregadas por Rodrigo Ohtake no mobiliário junto com a gallery wall e a iluminação proporcionam os aspectos relaxante e lúdico ao espaço.

    DEMAIS AMBIENTES 

     

    O lavabo e o banheiro da suíte | Projeto de iluminação: FAS | Foto: Ale Moreira

    No lavabo, a ideia foi manter o intimismo e valorizar o ambiente preto, com seus detalhes em concreto aparente e metal, usando luzes focais. “Solução aparentemente muito técnica, mas bem executada”, comenta o arquiteto e designer. Já no banheiro da suíte, a iluminação brinca com os reflexos: acomodada na laje e orientada para o ambiente, a luz realça o concreto, se confunde com o espelho e vidros, e destaca as cores usadas por Rodrigo Ohtake.

    O perfil de luz direta permite encontrar qualquer roupa ou acessório no closet sem sobrecarregar o espaço mais estreito.  Na varanda, a brincadeira entre os materiais da estrutura e do mobiliário é destacada pela iluminação cênica.

    A luz perfeita começa com seu sonho e nossa consultoria de iluminação. Nossa equipe está preparada para atender aos mais exigentes clientes, arquitetos e designers de interiores. Fale conosco.

    | +
    compartilhar com
    copiar link

    Veja também