Para Axel Schmid “a luz não é apenas indispensável à vida, senão um meio capaz de materializar qualidades espaciais”. Por isso, os efeitos que ela causa nos ambientes e sobre nossos sentidos é o cerne das criações do designer, como as desenvolvidas para a alemã Ingo Maurer.
Um bom exemplo da compreensão e do emprego acurado da luz nos projetos de luminárias assinados por Schmid é a família 24 Karat Blau, disponível no Brasil, na FAS Iluminação. São seis modelos – três pendentes; uma luminária de piso; uma de mesa e uma arandela – estruturados em eixos leves e precisos e placas com posicionamentos cambiáveis, que têm como material fundamental finas folhas de ouro.
ESTAMOS FALANDO DE FÍSICA
Cada luminária conta com um esqueleto composto por hastes roliças e transversais pintadas originalmente de vermelho. Essa estrutura – que pode ser singular ou múltipla – sustenta ao menos quatro chapas acrílicas que podem ser penduradas em quatro posições distintas, através de orifícios estrategicamente pontuados.
As placas conjugam folhas de ouro extremamente finas (1/10.000 mm) marteladas artesanalmente. As especificidades do material e a textura criam um efeito “estelar” e extraem a beleza ótica da luz: o espectro vermelho-amarelado é refletido, enquanto os fachos com comprimento de onda azul criam focos concentrados a partir das lâmpadas. Em qualquer das versões, a iluminação alcançada é quente e agradável.
TETO, PISO, MESA,
24 Karat Blau (2005) e 24 Karat Blau M

O pendente com 27×18 cm leva uma estrutura em cruz e quatro placas de acrílico com folhas de ouro marteladas. As chapas podem ser posicionadas na vertical, horizontal e diagonal. Ideal para a iluminação de mesas de jantar, cozinhas, pontos de destaque em livings e foyers e na decoração de bares e restaurantes. Na FAS ainda é possível encontrar a versão “M” um modelo estendido da luminária, com placas que ganham uma dinâmica justaposta.
1000 Karat Blau (2009 – 16)

A maior das luminárias pendentes (64x50x60 cm) combina um maior número de chapas – que ganham tonalidades distintas ao difundir a luz, mas ainda assim aproveitam os aspectos cromáticos (azul/ vermelho-amarelado) e “cósmico” dos demais modelos. Para criar um visual impactante e único, é possível juntar mais de uma unidade e posicionar as placas e conjuntos de maneiras diversas e em alturas variadas.
24 Karat Blau T (2005)

A versão de mesa é organizada como o pendente original de 2005: quatro placas com posicionamentos personalizáveis, sustentadas por uma estrutura em cruz, vermelha. Mas aqui, a base ganha destaque ao reproduzir a cruzeta em uma escala um pouco menor que a da cúpula. O diâmetro de 27 cm se mantém e a altura atinge os 43 cm. O fio usa o mesmo vermelho vivo dos metais e o acionamento é feito por um delicado cordão.
24 Karat Blau Wall (2009 – 17)

A arandela mantém a autenticidade das demais peças da família Karat Blau, mas difere ao suspender o conjunto por uma haste curva que se prende à parede por uma chapa metálica estreita e delicada. As dimensões da luminária de parede atingem 30×38 cm. E, neste caso, além dos efeitos de cor e brilho nas chapas, a parede ganha desenhos em sombras geométricas.
24 Karat Blau Floor (2009 – 17)

A luminária de piso desenhada por Axel Schmid para a família Karat Blau reúne dois conjuntos justapostos na vertical e reitera a forma da cúpula e da base desenvolvidas para o modelo de mesa , desenhado em 2005. O objeto mede 53x53x167 cm e cria variações de cores nas chapas douradas pela distância da fonte luminosa.
Quer mais informações sobre as peças da coleção 24 Karat Blau? Envie uma mensagem para um de nossos consultores pelo WhatsApp, clique aqui.