Lucellino é uma fusão de duas palavras italianas: luce (luz) e uccellino (passarinho). Criada em 1922, é um dos trabalhos mais icônicos de Ingo Maurer e faz parte do acervo de importantes museus dedicados ao design, como o Moma em Nova Iorque e Stedelijk Museum em Amsterdam.
Nesta luminária, a lâmpada – tão recorrente nas criações de Maurer – ganhou asas e se tornou “um querubim brilhante – porque a luz vem sem ruído“, disse Maurer certa vez.

A lâmpada alada, tão delicada, emite uma luz suave e define sombras encantadoras criando ambientes aconchegantes e românticos.
Cada luminária Lucellino é feita à mão com penas de asas de ganso, vidro, latão e plástico, o que torna cada peça única. A arandela de Ingo Maurer ganha ainda mais individualidade em diferentes composições de grandes nomes da arquitetura e do design de interiores. Veja abaixo:

Para liberar espaço na mesa de cabeceira, o arquiteto Newton Lima escolheu as arandelas Lucellino.

Uma das paredes deste apartamento está pronta para levantar vôo com o bando de nove luminárias Lucellino. Projeto do arquiteto Gabriel Garbin.

Na sede desta produtora de filmes, um pouco de fantasia: as pequenas Lucellinos seguem da parede para o teto até alcançar o restante do bando na Birdie’s Nest. Projeto da arquiteta Aline Roman do Estúdio A/R.

No projeto do arquiteto Guelo Nunes, os diferentes materiais e cores destacam os volumes e delimitam funções da suíte master. Para arrematar o espaço da penteadeira, uma delicada luminária Lucellino.

Encontramos a luminária Lucellino também em lavabos: ela aparece em dose dupla no projeto da arquiteta Carol Farah e solitária no lavabo projetado pela arquiteta Renata Spinelli.

A luminária Lucellino confere delicadeza no lavabo com piso e cuba em granito preto escovado, laje de concreto aparente e paredes brancas. O projeto é da Casulo Arquitetura. A arandela de Ingo Maurer arremata o lavabo que foi inteiramente revestido com azulejo em estampa geométrica. O apartamento tem projeto assinado por vapor arquitetura + Renata Gaia Arquitetura e ouvimos dizer que este ambiente é o grande xodó da moradora.
A coleção Lucellino inclui lâmpadas LED, além das versões originais de halogênio fabricadas exclusivamente para uso neste modelo. Lucellino está disponível nas versões Table, Wall, NT, LED TRI-R e Doppio LED.