Você já deve ter ouvido falar que passamos um terço de nossas vidas dormindo. A afirmação não é mero senso comum: institutos de pesquisa no Brasil e no mundo indicam médias de 7 a 9 horas diárias de sono como as ideais para adultos. E, se precisamos tanto dessa rotina, vale olhar com cuidado para o aconchego e a boa iluminação do espaço que mais nos acolhe, o quarto.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas de iluminação e ideias de luminárias para criar ambientações acolhedoras e funcionais para o quarto.
LUZ AMBIENTE
A iluminação durante o dia deve vir, preferencialmente, de fonte natural. Janelas amplas ou portas que deem acesso à área externa e deixem entrar a luz do sol são essenciais.
Mas ao cair da noite, pense que o cômodo precisa de uma iluminação geral – que pode vir de um ponto central – ou por exemplo, embutidas em sancas. Se houver a possibilidade de dimerização, melhor.
BELEZA E FUNCIONALIDADE
Ao escolher as peças, leve em conta o estilo de decoração, os materiais usados nos móveis e objetos, além das cores das superfícies e dos tecidos e tapeçarias. Mas ao apaixonar-se por uma luminária, tenha em mente qual será a sua função. Luzes focadas, por exemplo, são recomendadas para a leitura e o trabalho. Opções difusas oferecem aconchego e relaxamento.
ACONCHEGO EXTRA
Nem só para o sono serve o quarto, por isso, a maneira como você utiliza o espaço é a linha mestra de como criar possibilidades através das luzes. Pendentes, abajures ou arandelas são boas alternativas para oferecer pontos extra de iluminação e ambientações serenas e românticas, desenhando efeitos de luz e sombra.
CRIE AMBIENTES E SETORIZE
Se o quarto é também seu home office, não deixe de incluir uma iluminação especial que desperte a atenção e utilize a luz branca quente. Uma luminária de mesa é o básico, mas você pode sair do comum com um pendente ou uma versão de piso. As luminárias de chão também são ótimas para aquele cantinho de leitura com uma cadeira confortável. As com facho direto ganham um ponto extra.
Para espaços dedicados ao embelezamento, lembre-se: a posição das luzes e como elas podem ajudar na hora de se vestir e maquiar são fator chave. Fitas de LED e soluções embutidas em armários são ótimas para facilitar a busca por objetos. Enquanto, os espelhos pedem pontos distribuídos em seu redor ou laterais, a fim de evitar sombras carregadas.
A CAMA
A vedete do quarto merece luzes só pra ela, não? Pontos nas laterais da cabeceira podem fugir aos tradicionais abajures com opções de pendentes, modelos articuláveis instalados nas paredes, arandelas minimalistas e combinações de pontos de luzes difusas e focadas, para a leitura. E precisa ser simétrico? Não! A escolha é ao gosto do freguês.
A luminária I Ricchi Poveri – Bzzz de Ingo Maurer esbanja toda sua leveza sobre mesa de cabeceira em projeto de Newton Lima e foto de Evelyn Muller. Agora, se o seu projeto pede um esquema de iluminação discreto e funcional, a linha POP da Oty Light cumpre todos esses requisitos.
Posicionada ao lado da cabeceira, Poppy da Serien Lighting possui hastes flexíveis revestidas em tecido e podem ser dobradas à vontade para mudar a direção da luz. As junções da elegante Orbis da Classicon são totalmente ajustáveis e permitem um grande número de posições de iluminação. O refletor ajusta-se para cima, para baixo e ainda gira para o lado.
A luminária de piso Hashi da Davide Groppi como solução para a cabeceira da cama. A escultural e minimalista Pop P40 da Oty Light oferece quantidade generosa de iluminação ambiente.
Quer mais informações sobre as peças ou precisa de uma consultoria para melhorar a iluminação do seu quarto? Envie uma mensagem para um de nossos consultores pelo WhatsApp, clique aqui.
* em destaque a luminária Basica, de Santiago Roqueta, leva a quentura necessária ao quarto, sem excessos. A peça desenvolvida nos anos 1980.