Gabriel Ordeig Cole fundou a Santa & Cole em 1985, junto com Nina Masó e Javier Nieto Santa. A formação artística de Ordeig, a origem anglo-saxã e o temperamento mediterrâneo fizeram dele um designer único, dotado de um dom especial: o domínio da luz. Ele aplicou esse talento em palcos musicais e também em interiores sutis. Ele soube apresentar a luz, vestindo-a para a ocasião em espaços que transcendiam os sentidos.
Nascido em Londres, filho de pai catalão e mãe inglesa, Gabriel Ordeig Cole mudou-se para Barcelona com sua família em 1960. Ele começou a estudar Filosofia na universidade, mas logo mudou de rumo para obter um BA no East Ham College (1974) e na Cardiff Arts School (1975-1978), no Reino Unido.
Terminados os estudos, regressa a Barcelona em 1978 e junta-se a alguns amigos para fundar a Free Difusión, promotora musical de grupos como Los Peruchos ou Los Psicópatas del Norte. Ele gradualmente começou a projetar conjuntos de concertos. Em pouco tempo, ele conheceu o designer Carles Riart com quem trabalhou como assistente de decoração no filme Caniche de Bigas Luna: “Carles sugeriu que trabalhássemos juntos, e foi quando comecei a fazer decoração de interiores e depois design. Peguei enquanto trabalhava “ , Disse Ordeig. Ele e Riart editaram e produziram a lâmpada Colilla enquanto trabalhavam na Comercial Estelar, empresa que os dois administravam.
Gabriel Ordeig realizou muitos projetos de design de interiores, incluindo os escritórios do Group Films (1983), e projetos de iluminação em bares e discotecas de Barcelona, como Boliche, La Xampanyeria ou El Café del Sol. Também fez a iluminação dos restaurantes Al Dente (junto com Nina Masó, 1982) e Fonda Europa (Granollers) – para os quais criou a lâmpada Fonda e o Sistema Fonda , em 1994. E a Ordeig projetou o bar de coquetéis Bijou, pré-selecionado para os prémios FAD em 1983; e o bar Sísí, que deu origem ao candeeiro suspenso roseta Sísí , editado por Santa & Cole.
Em 1985, em uma iniciativa que ajudou a reviver e internacionalizar o cenário do design de Barcelona, Gabriel Ordeig, Nina Masó e Javier Nieto Santa fundaram a Santa & Cole, uma empresa focada na edição de produtos de design. Ele também foi coeditor dos primeiros objetos do catálogo da empresa: a lâmpada de exterior Colilla – baseada no design original da La Colilla de Carles Riart, El Huevo de Colón e La Bella Durmiente, desenhado em conjunto com Nina Masó (1975). Essas duas últimas lâmpadas foram inovadoras e provocativas: a primeira explorando a luz refletida e a segunda colorindo a fluorescência. Ambos foram apresentados na Feira de Móveis de Valência de 1986, onde Santa & Cole fez sua estreia pública. Como editor, Ordeig continuou a recuperar designs históricos e a reeditar objetos anônimos até sua morte prematura em Barcelona em 1994.
Um escritor regular sobre questões de design, sua paixão é claramente evidenciada pela seguinte citação: “O que permanece impalpável, misterioso e intangível não é a eletricidade, mas a luz.”
Em fevereiro de 2005, para marcar de Santa & Cole 20 º aniversário, a monografia Gabriel Ordeig Cole foi publicado como parte da coleção design contemporâneo do Santa & Cole eo ETSAB (Escola Barcelona de Arquitetura), como um tributo a Ordeig.