Membro da ADI-FAD Industrial Design Association desde 1967, Ferran Freixa Jové recebeu vários prêmios da associação, incluindo dois Golden Deltas e um Silver Deltas ao longo de sua carreira profissional. Em 1961, sua lâmpada Nagoya , agora editada por Santa & Cole, foi a primeira a ganhar o prêmio Golden Delta ADI-FAD de design industrial. Na década de 1980, ele trabalhou na recuperação de vários monumentos desmontados no final da Guerra Civil, em colaboração com Antoni de Moragas Gallissà . Em 1997 ele fundou a Produccions Estudi Freixa, e seus projetos lhe renderam outro Silver Delta naquele ano.
Ferran Freixa Jové nasceu em 20 de outubro de 1922 em Menarguens (Lleida). Em 1947 começou a estudar para ser agrimensor em Barcelona, porém, acabou se formando em arquitetura técnica anos depois. Devido ao seu talento, passou a lecionar desenho técnico em diversas instituições de prestígio a partir de 1950.
Ao terminar seus estudos, Ferran Freixa Jové começou a colaborar em vários projetos com arquitetos como Martinell, Bonet Garí, Bonet Armengol, Sostres, entre outros. Em 1959 criou Best-Form com o objetivo de editar na Espanha a conhecida poltrona BKF de ferro e couro de Bonet, Kurchan e Ferrari-Hardoy (1939), além de outros designs de sua autoria. Após anos de edição, em 1961 ele ganhou o primeiro ADI-FAD Golden Delta para a lâmpada N-4, parte da série Nagoya, e em 1962 ele ganhou um Silver Delta para um projeto de lâmpada de parede. Editor premiado com paixão pelo design, em dezembro de 1967 ele se envolveu com a ADI-FAD como parceiro de design. Um ano depois, Ferran Freixa Jové tornou-se membro do conselho da associação, participação na preparação e desenvolvimento do congresso do Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (ICSID) em Ibiza, onde atuou como tesoureiro. Foi membro do conselho ADI-FAD até 1975.
Inovando o modelo de negócios de sua empresa Best-Form, em 1969 desenvolveu uma série de móveis modulares denominados Format 22. A partir daí, experimentou novos designs e expandiu seu portfólio de produtos. Este mobiliário e outras peças desenhadas pela sua empresa passaram a fazer parte da empresa Galo-Ben em Barcelona.
Na década de 1970, Ferran Freixa Jové expandiu sua presença no design espanhol por meio de uma série de projetos, montagens e empresas. Em 1972, foi contratado para projetar e construir um pavilhão inflável para abrigar os trabalhos dos vários grupos pertencentes à Associação FAD. No ano seguinte, juntamente com os designers Casablancas, Blanc, Carreras, Prats e Bertran, fundou o Centre de Disseny de Barcelona (BCD), um grupo centrado na promoção do design a nível municipal. Isto deu origem a uma série de oportunidades de negócios, como a ACORD SA, que foi fundada em 1974, produzindo móveis e design em maior escala. O Minor 10 Series, que ganhou o ADI-FAD Golden Delta em 1974, estava entre os produtos mais destacados do catálogo.
A partir da década de 1980, juntamente com Antoni de Moragas Gallissà , ajudou a recuperar vários monumentos desmantelados no final da Guerra Civil, como os dedicados a Rafael Casanovas, Francesc Layret e o monumento ao Doutor Robert. Em 1997 decide montar o seu próprio estúdio de design, Produccions Estudi Freixa, onde se dedica à iluminação. Isso deu origem à coleção de lâmpadas Prisma, pela qual ganhou o Silver Delta em 1997. Ferran Freixa Jové morreu em Barcelona em 19 de setembro de 2008.
Inteligente e tecnicamente habilidoso, Ferran Freixa Jové combinou perfeitamente o senso empreendedor com o brilho do design.