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Jaume Sans

Jaume Sans fez parte da geração dos surrealistas catalães dos anos 1930. Sua pintura e escultura de última geração apareceram em exposições marcantes da época. Sans também criou e projetou móveis e objetos para seu uso pessoal, com resultados que incluem a luminária Pie de Salón, editada hoje pela Santa & Cole.

Nascido em Sitges (Barcelona), Jaume Sans passou grande parte de sua infância em Cuba com sua família. Mais tarde, de volta a Barcelona, ​​foi apresentado à revista L’Amic de les Arts , um dos periódicos que ajudaram a revolucionar o panorama artístico dos anos 1920, publicado em Sitges entre 1926 e 1929. Colaboradores da revista incluíram artistas como Salvador Dalí, o crítico Sebastià Gasch e as figuras literárias JV Foix e Lluís Montanyá.

Nas primeiras décadas do 20 º século, centros do avant-garde eram quase inexistentes em Espanha, com a rara exceção de Barcelona. A cidade recebeu artistas exilados da Primeira Guerra Mundial, e sua tradição de inovação permitiu que programas de exibição mais ousados ​​surgissem. Exposições como a das Galerias Dalmau em 1912, que foi a segunda exposição de arte cubista realizada fora de Paris, ou a Exposição Universal de 1929, que incluiu o revolucionário pavilhão alemão de Mies van der Rohe, colocaram a cidade no mapa artístico europeu.

De 1932 a 1933, e contra a vontade da família, Sans frequentou a Escola de Artes e Ofícios, onde conheceu Angel Ferrant, que viria a ter uma influência profunda na sua obra. Sans fez parte do Amics de l’Art Nou (ADLAN), grupo de artistas que promoveu a divulgação de novas artes e organizou exposições como o Circo em miniatura de Alexander Calder ou os Objetos de Joan Miró. Em 1935 expôs a sua escultura juntamente com Ramon Marinel·lo e Eudald Serra na exposição Tres Esculptors organizada pela ADLAN nas Galeries d’Art Catalònia de Barcelona . Esta exposição de estilo surrealista foi fundamental na evolução da escultura catalã contemporânea.

Ao mesmo tempo, Jaume Sans também passa a se expressar por meio da pintura, com preferência pelas formas orgânicas. Sua obra integrou a Mostra Logicofobista de 1936, que foi a mostra surrealista mais importante da época na Espanha. Realizada nas Galeries D’Art Catalonia em Barcelona, ​​a mostra contou com obras de Artur Carbonell, Leandre Cristòfol, Angel Ferrant, Jaume Sans e outros. O Logicofobismo adicionou um toque poético e plástico ao radicalismo surrealista.

O vanguardismo catalão foi liderado pela ADLAN e os arquitetos do GATCPAC (Grupo de Arquitetos Técnicos Catalães para o Progresso da Arquitetura Contemporânea). Ele lutou para encontrar aceitação entre o público local, mas foi recebido de forma mais calorosa internacionalmente. Assim, artistas como Jaume Sans começaram a internacionalizar suas obras; isto é, até a eclosão da Guerra Civil Espanhola, que interrompeu todas as suas atividades artísticas. Durante a guerra, as obras foram esporádicas e incluíram experiências com colagens da empresa do arquitecto Alfonso Buñuel e uma exposição de pinturas na sala Gaspar em 1958.

Após a guerra, Jaume Sans começou a desenvolver seu próprio design de móveis. Entre as suas criações mais destacadas está o candeeiro de pé Pie de Salón , agora editado pela Santa & Cole. A partir daí, o artista se dedicou ao desenho industrial, passando sua paixão pela disciplina aos três filhos, que hoje atuam na área.

Engajado e determinado, Jaume Sans é uma figura chave no surrealismo catalão e na sua transição para os primórdios do design industrial.


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