designers

Antoni de Moragas Gallissà

Antoni de Moragas Gallissà esteve na vanguarda da renovação arquitetônica nos anos do pós-guerra espanhol. Seus móveis se tornaram clássicos do design. Moragas aceitou os princípios do Racionalismo, mas acrescentou um calor pessoal à relação entre propósito e forma.

Antoni de Moragas Gallissà nasceu em Barcelona, ​​onde passou a estudar e trabalhar como arquiteto em uma época em que a Espanha estava atrasada em relação a outros países ocidentais, tanto intelectual quanto industrialmente. Em 1949 fundou o Club 49, grupo interessado em estabelecer laços com a vanguarda europeia e americana da época.

Em 1957, após institucionalizar o Club 49 como Grupo R, Antoni de Moragas começou a fomentar a reforma arquitetônica e o design industrial de Barcelona. O número desses projetos começou a aumentar e os debates foram alimentados como parte da nova disciplina de desenho industrial, lançando a Associação Espanhola de Desenho Industrial (ADI-FAD) em 1960. Entre seus fundadores estavam Antoni de Moragas, Miguel Milá , André Ricarde Rafael Marquina, e Moragas foi seu primeiro presidente. Ele também assumiu outras funções de representação coletiva e escreveu artigos de reflexão e crítica, como “Dez anos de arquitetura do Grupo R” ou “Valores revisitados” (ambos apresentados no primeiro volume da coleção “Design Classics” de Santa & Cole) . Até hoje, ADI-FAD permanece um farol para o mundo do design, incorporando projetos de vários artistas, agora publicados pela Santa & Cole.

As criações de Moragas no campo do design, incluindo o abajur e a poltrona Moragas , ambos do catálogo atual da Santa & Cole, estão expostas no concurso Por la Dignificación del Hogar Popular (1954) e no edifício Brusi-San Elías em Barcelona (1967-1970). O seu estilo de design é uma mistura de funcionalidade e características nórdicas, inspirado no famoso arquitecto finlandês Alvar Aalto, com quem teve uma relação estreita nos anos 1950. Seus projetos arquitetônicos incluem a reforma dos cinemas Fémina, Arenas e Liceo, além de várias residências em Barcelona.

Moragas aceitou os princípios do Racionalismo, adicionando um calor pessoal à relação entre propósito e forma. Hoje, seus móveis são considerados clássicos do design, voltados para a produção industrializada, ainda que inicialmente feitos à mão em séries limitadas. “O artesanato morreu para dar lugar ao Design (…) O artesão usou seu instinto para guiar seu trabalho, enquanto o designer industrial usa a razão para guiar seus planos” , escreveu em seus diários de 1961.

Santa & Cole apresenta uma visão geral das premissas básicas do pensamento de Moragas em um livro que leva seu nome, que recapitula sua carreira. Antoni de Moragas é uma figura de inquestionável importância no desenvolvimento de 20 th século arquitetura catalã, planejamento urbano e design.


filtrar por