designers

Ilmari Tapiovaara

Ilmari Tapiovaara (1914-1999) foi um renomado arquiteto e designer de interiores finlandês. Em seus projetos, Tapiovaara sempre buscou criar um ambiente de moradia humano, bem iluminado e aconchegante. Os móveis desenhados por Tapiovaara sempre fizeram parte de um todo, tendo a arquitetura como ponto de partida.

Ilmari Tapiovaara formou-se em 1937 como arquiteto de interiores pelo departamento de design de móveis da Escola Central de Artes e Ofícios. Após a formatura, visitou a Feira Mundial de Paris e durante sua estada na França conseguiu o cargo de assistente por seis meses no escritório da Le Corbusier. Logo após retornar à Finlândia, Tapiovaara foi contratado pela empresa Asko, maior fábrica de móveis da Finlândia, onde trabalhou como designer e diretor artístico por alguns anos. Ao lado de dezenas de cadeiras e outras peças de mobiliário principalmente para espaços públicos, Tapiovaara também desenhou interiores para vários bancos, escritórios, hotéis e lojas desde a década de 1940. Seus designs mais famosos incluem a mesa TT40, o banquinho Tale, a mesa Trienna, a cadeira Mademoiselle e a cadeira de balanço.

De todos os materiais, a madeira era o que mais se aproximava do coração de Tapiovaara. O designer admirava as obras de Alvar Aalto e queria levar adiante as idéias de Aalto em seu próprio trabalho de design. Isso ficou evidente na aplicação da madeira ao idioma do funcionalismo e da produção industrial e no fato de que Tapiovaara adotou o princípio da igualdade social do funcionalismo. Tapiovaara também foi professor no departamento de design de interiores do Institute of Applied Arts e na Helsinki University of Technology, onde procurou reformar o ensino para o design de produtos industriais com a ajuda de exemplos internacionais.

Ilmari Tapiovaara recebeu um total de seis medalhas de ouro nas Trienais de Milão de 1951, 1954, 1957, 1960 e 1964. Ele também recebeu o Prêmio Bom Design em Chicago em 1951, medalha Pro Finlandia em 1959, Prêmio Estadual de Design Finlandês em 1971 e Prêmio Móveis da Associação de Arquitetos de Interiores SIO da Finlândia em 1990.


filtrar por