• MINHA CONTA
  • FALE CONOSCO
  • NEWSLETTER
X

Já sou cadastrado

Ainda não tenho cadastro

CADASTRAR
X

    Entre em contato com a FAS





    Telefone: 11 3086-1661 | WhatsApp: 11 94713-9743
    [email protected]
    Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 413 – Jardim América - CNPJ 00.817.414/0001-08

    Santiago Roqueta

    Santiago Roqueta, PhD em Arquitetura, professor de Desenho e diretor da ETSAB (Escola de Arquitetura de Barcelona), foi designer industrial, designer de interiores e artista plástico. Roqueta desempenhou um papel crucial no estabelecimento do conceito de bom design em Barcelona. Criou a editora de móveis Snark Design, que passou a fazer parte da Santa & Cole no final da década de 1980. Ele também projetou clubes e restaurantes exclusivos Carles Riarts com o objetivo de revitalizar Barcelona. Além disso, Roqueta foi o motor do projeto editorial entre a Santa & Cole e a ETSAB para divulgar o trabalho dos mestres pioneiros do design espanhol.

    Nascido em 1944 em Barcelona, ​​Santiago Roqueta estudou na Escuela Técnica Superior de Arquitectura (ETSAB) da cidade. Logo ingressou no desenho industrial, fundando em 1969 a primeira editora de design de Barcelona, ​​a Snark Design. A ideia era distribuir peças clássicas, publicando obras de Gerrit Rietveld, Giacomo Balla e Salvador Dalí, incorporando designs próprios nos anos que se seguiram . Em 1972, BD Ediciones de Diseño publicou um desenho de Santiago Roqueta que significou o seu reconhecimento no mundo do desenho industrial.

    Nos anos 1970 e 1980, Santiago Roqueta começou a projetar bares, clubes e restaurantes, contribuindo para a lendária vida noturna de Barcelona. Os designers de Barcelona começaram a desenhar espaços marcantes que procuravam revitalizar a sociedade da época, com projetos como o Restaurante Posa (1970), o Restaurante Massana (1975), o Salas Zeleste (1973 e 1979) ou o Clube de Snooker (1985 e FAD prêmio). Roqueta embarcou então em projetos artísticos, desenhando o interior da Galeria Ciento ou os escritórios da produtora Oviedo TV (1985-1998), para a qual também fez móveis e cenografia para filmes e séries de TV. Roqueta teve uma estreita relação profissional com Gabriel Ordeig e Carles Riart. Ele colaborou com Ordeig no design de iluminação e com Riart no design de móveis.

    A partir de 1973, Santiago Roqueta aparece com frequência em revistas de design como Mobelart, On Diseño ou Hogares, divulgando uma nova visão do design industrial entrelaçado com arte, invenção e artesanato; uma ideologia inovadora para a época. Além disso, ele contrastou seus pontos de vista e se manteve atualizado sobre questões de design, sendo membro do conselho da ADI FAD de 1976 a 1979.

    Santiago Roqueta também se envolveu com o ensino em Barcelona, ​​onde lecionou desenho técnico e design no Centro Universitário de Arte e Design EINA, Escola de Design e Engenharia ELISAVA e ETSAB a partir de 1970. Em 1981, a ETSAB concedeu-lhe o doutoramento com a tese sobre a “Pedagogia do Desenho”. Em 1991, conquistou a cátedra na mesma instituição, assumindo também o cargo de diretor. Enquanto estava na ETSAB, ele procurou a Santa & Cole com a ideia de co-publicar coleções de livros para propagar o trabalho dos mestres do design espanhol. Como resultado, as coleções ” Design Classics ” e ” Design Contemporaries ” foram publicadas sob sua direção até sua morte em janeiro de 2005. Roqueta foi o autor do primeiro título da série “Design Classics”: a monografia ” Antoni de Moragas “. Também desenvolveu dois mestrados nas disciplinas de design que sempre apreciou, Arquitetura, Arte e Espaço e Arquitetura e Artesanato, tendo sido diretor de ambas.

    Ao longo de sua carreira, Santiago Roqueta recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio FAD pelo design de interiores do Snooker Club em 1985 ou o Silver Delta no mesmo ano, por sua poltrona Vallvidrera em colaboração com Carles Riart. Muitos de seus projetos são exibidos em todo o mundo, desde o Museu de Arte Moderna de Nova York ao Museu Nacional de Arte da Catalunha.

    Persistente e complacente, Santiago Roqueta incorpora a figura do professor, do mentor e do promotor, deixando sua marca indelével no design espanhol.

    compartilhar com
    copiar link

    Obras de Santiago Roqueta na FAS