nosso retrato

A FAS nasceu para quebrar paradigmas, transcender o simples ato de iluminar e levá-lo a uma experiência sensorial, envolvendo arte, design e arquitetura em uma aura de bem-estar.

Assim, desde 1998, a FAS – Functional Art System – vem cumprindo seu propósito. Sempre sob o olhar criterioso e acurado de Arystela Paz que, junto com sua equipe, oferece soluções sofisticadas e personalizadas, aliadas ao que há de mais avançado em tecnologia, elevado padrão de atendimento e cuidado permanente em só oferecer produtos de design original e autênticos.

nossa inspiração

A genialidade do designer alemão Ingo Maurer (1932-2019) ajudou a construir e a reforçar a razão de existir da FAS, que representa a marca com exclusividade na América Latina. Toda a sua produção faz parte do acervo da FAS, onde mesmo as peças que não são mais produzidas podem ser admiradas.

Ingo Maurer

Conhecido como “o poeta da luz”, faleceu aos 87 anos, em 2019, e deixou um legado para o mundo da iluminação. Maurer criou obras extraordinárias, até quando recorria a materiais ordinários, como folhas de papel ou a própria lâmpada em seu formato mais básico e tradicional. Luminárias que, mesmo apagadas, brilham. Criações que trazem à tona sentimentos tão simples e que, ao mesmo tempo, recorrem ao que existe de mais avançado em termos de tecnologia. Hoje, o time que ele formou prossegue com o trabalho, no estúdio em Munique, concebendo e produzindo luminárias e sistemas de iluminação com coração, mão e cérebro. Mais de 50 pessoas trabalham juntas para criar objetos que combinam expressão artística e elegância funcional. Cada um dos produtos é confeccionado com atenção aos detalhes feitos à mão, com habilidade.

nossas marcas

As marcas apresentadas pela FAS oferecem produtos capazes de transformar ambientes pelo design atemporal, autenticidade e qualidades técnicas:

Santa & Cole

Santa & Cole é uma pequena editora independente e global de produtos de design, com raízes em Belloch (Barcelona, ​​Espanha). “Editamos desde quando a empresa foi fundada. Por edição entendemos preparar uma obra para o domínio público, queremos dizer adaptar um item para uso de todos. O que um editor de livros faz com histórias, nós fazemos com objetos”.

Fundada em 1985 por Nina Masó, Javier Nieto Santa e Gabriel Ordeig Cole, a Santa & Cole tem por missão construir, salvaguardar e disseminar conhecimento através de objetos de design. Defende a utilização de materiais naturais como a madeira, o cartão costurado ou as fitas, guiada pela busca constante por uma luz que realce a beleza dos objetos, sombras e pessoas.

Mais de oitenta criadores contribuíram para um rico catálogo de produtos de mobiliário e iluminação originados em contextos muito diversos, passando por designers de renome como Antoni Arola, Miguel Milá, André Ricard e llmari Tapiovaara.

Atenta à qualidade e ao detalhe, a Santa & Cole subcontrata toda a sua produção industrial a uma extensa rede de fornecedores, principalmente na Espanha, mas também em outros países como o Japão, onde é fabricado o papel washi para as luminárias Tekiò.

“Nosso foco não é o mercado atual, mas sim o futuro; não Barcelona, ​​mas o mundo; não a moda, mas a história.”

Davide Groppi

Tudo começou num pequeno laboratório no centro histórico da cidade italiana de Piacenza, no final da década de 1980. Davide Groppi estava inventando e produzindo suas primeiras luminárias e decidiu simplesmente usar seu próprio nome como nome da empresa.

Ao longo do tempo, a independência criativa e a gestão permitiram-lhe desenvolver a sua própria marca de produtos originais e únicos, distribuídos por todo o mundo.
Projetos que partem do coração e da mente, intuições que emergem de uma determinada forma de ser e de pensar, em que a simplicidade, a leveza, a emoção, a invenção e o espanto são os elementos fundamentais.

ClassiCon

A ClassiCon surge em Munich, em 1990. O conceito e a composição da marca ClassiCon são orientados para a relação de suspense entre o clássico e o design contemporâneo. Justapondo o design da coleção do início do século XX com o dos últimos anos, o toque contemporâneo dos clássicos e a atemporalidade dos novos designs tornam-se evidentes.

“Nossos produtos não são produzidos em massa por máquinas, mas recebem sua forma graças ao artesanato preciso e sofisticado. Muitos dos nossos parceiros de produção são empresas familiares, mestres em seus ofícios, tanto na Alemanha, quanto na Itália e em Portugal.”

Next

A next usa sua linguagem de design incomum para criar construções emocionais e dramatúrgicas do espaço, esculturas de luz de alta qualidade, formas espaciais, orgânicas.

Da parceria com estúdio Büro für Form, Constantin Wortmann apresentou ao mercado sucessos atemporais equacionou a funcionalidade através de peças cheias de estilo e inovação.

“Os produtos precisam mais do que função e ergonomia perfeitas, eles precisam de poesia!” C. Wortmann.

Serien

Desde os anos 80, a serien.lighting tem representado um foco intransigente na qualidade do design, no conhecimento técnico, na inovação e nos padrões de vanguarda. A marca Serien, nasceu na Alemanha e já traz a motivação inicial que levou à fundação da empresa e ao mesmo tempo lhe deu o nome: o exame de produtos formalmente reduzidos e uma estética contemporânea baseada na produção em série, que pretendia utilizar novas tecnologias para se diferenciar das expressivas peças únicas da década de 1980”. Hoje, é uma das principais empresas alemãs orientadas para o design

“Ao desenvolver soluções de design inovadoras que captam a luz nas suas vertentes holísticas, continuaremos a enfrentar os desafios do futuro e a consolidar a nossa posição como empresa exemplar e orientada para o futuro.”

Oty Light

Criada pelos irmãos Andrea e Simone, a partir de um sonho originado ainda no período da faculdade, a Oty se concretizou, com a ajuda do pai da dupla, Eugenio Pamio, na região de Veneza, Itália. Desde então, vem crescendo e ganhou o mundo. Sempre preocupados com o apuro técnico ligado à estética, a Oty conta hoje com um extenso portfólio de produtos, com soluções inéditas e ambiciosas.

Como os irmãos costumam afirmar, “a luz é antes um trabalho de indumentária, de personalidades fortes, que costuram valores, conceitos, experiências, em torno de ideias que estão intimamente ligadas. O futuro é sempre o resultado destas ideias, concretizadas da forma mais adequada”

Leds C4

As raízes da Leds C4 remontam ao início dos anos 70, especificamente a uma oficina de ferro forjado na aldeia catalã de Torà. Após um primeiro contacto bem-sucedido com a indústria da iluminação, o avanço da oficina chegou em 1974 com a fundação da Sociedade Forja La-Creu. Seu legado avançou para um novo empreendimento comercial, a partir de uma fábrica de alabastro que compreendeu o potencial dos LEDs e dos catálogos de luminárias em latão, C4. Seu nome era simples: Leds C4.

O controle de qualidade é outro dos pilares essenciais da empresa. A produção e o desempenho de iluminação de alta qualidade são garantidos pela realização de testes extensivos desde o início do desenvolvimento do produto. Toda a iluminação incorpora fotometria de última geração com parâmetros precisos de fluxo e distribuição criados pelo fotogoniômetro Leds C4. Além disso, a iluminação para área externa é certificada como Seaside Suit, o que significa que passou em todos os testes térmicos, de pressão de água e de corrosão.
Você sempre encontrará iluminação técnica de alto desempenho nos produtos LedsC4, como óticas com controle ideal garantido para obter o melhor conforto visual; ou dissipação térmica controlada para melhorar a eficiência energética.

Bomma

A empresa nasceu em uma região histórica da Boêmia, com séculos de herança vidreira. Em vez de simplesmente manter essas técnicas, a BOMMA elevou o artesanato tradicional a um domínio sofisticado. Os seus fabricantes de vidro são os melhores entre o conjunto de talentos checos. Neste caso, ‘melhor’ significa talentoso, experiente e capaz de soprar cristais artesanalmente em tamanhos monumentais. Todas as luminárias de cristal BOMMA são feitas artesanalmente, muitas vezes redefinindo o que é física e tecnicamente possível.

A fabricação de vidro no século XXI combina ciência, tecnologia e artesanato. Como marca progressista, a BOMMA investe continuamente em tecnologias de ponta. Suas vidrarias estão entre as instalações mais avançadas do mundo. Juntamente com a iluminação, a empresa continua a produzir cristais sob medida para marcas de luxo internacionais.

Foscarini

Fundada em 1981, em Murano, Veneza, inicia sua produção para atender encomendas de luminárias em vidro soprado e em pouco tempo publica seu primeiro catálogo e promove a abertura para novos mercados. Logo, começa a contar com a colaboração de designers de prestígio e em 1988, dois deles, Carlo Urbinati e Alessandro Vecchiato, assumem o controle da empresa. Novos designers, como Ferruccio Laviani e Rodolfo Dordoni, entre outros, são convidados a criar para a marca. Assim, um novo material é introduzido na produção: o polietileno, que passa a ser o material preferido. A empresa continua a crescer e muda para novas instalações, no continente. Depois de alguns anos de pesquisas, surge a produção com um outro e novo material, misto de fibra de vidro e fibra de carbono, o Kevlar®. Com esse material e a criatividade de Marc Sadler, conquistam o 1º Compasso D’Oro. Daí em diante, outros designers de reconhecimento internacional, como Patrícia Urquiola e Eliana Gerotto passam a desenhar para a marca, que vem crescendo cada vez mais.

Reconhecida em todo o mundo, a Foscarini é a mais recente marca a aportar na FAS.

nossa casa

Como não poderia deixar de ser, a casa FAS também tem e faz história. Foi o próprio Ingo Maurer junto com os arquitetos do estúdio Rizoma e da arquiteta Ana Menoita que fizeram as intervenções necessárias para transformar a construção na casa perfeita, o palco para as nossas luminárias.

Um túnel conecta o visitante a outra dimensão. Uma experiência sensorial minimalista, criada com luz, que mais parece uma chegada ao céu. A recepção é calorosa, de acolhimento. Lá, as paredes brancas somem! A arquitetura simplesmente desaparece para dar lugar às verdadeiras protagonistas. Os olhos enxergam somente as obras de luz. A arquitetura cumpre a sua função.