Amplamente reconhecido como um pioneiro e embaixador do design industrial na Espanha, André Ricard deu uma contribuição decisiva para o desenvolvimento social e empresarial desta disciplina. Foi presidente da ADI-FAD (Agrupación de Diseño del Fomento de Artes y Diseño) e presidente fundador da ADP (Asociación de Diseñadores Profesionales), além de ser um dos pilares das Olimpíadas de Barcelona de 1992.
A conversa do design espanhol do século XX , sem dúvida, envolve falar de André Ricard. Nascido em Barcelona em 1929, o autor desenhou objetos presentes no nosso dia-a-dia, transformando-os em símbolos da cultura ocidental.
André Ricard estudou na Academia de Warnia Zaraszescka, um artista polonês que o ensinou na famosa tradição Bauhaus. Inspirado pelo que aprendeu com Zaraszescka, em 1963 ele iniciou uma colaboração frutífera com fragrâncias Puig, desenhando a embalagem de seus perfumes. A realização de designs originais para a conceituada empresa espanhola de perfumes levou ao seu reconhecimento no mundo do design. Assim, em 1992, teve a oportunidade de projetar a tocha para os Jogos Olímpicos de Barcelona, que se tornou um dos destaques de sua carreira. Ele passou a projetar o caldeirão do Museu Olímpico (1993) em Lausanne, Suíça e a Copa do Mundo de Hóquei (2001).
André Ricard também produziu trabalhos de destaque na concepção de objetos do cotidiano como o cinzeiro de Copenhague ou o isqueiro Menhir, além de luminárias como a Tatú ou a Fontana, editadas pela Santa & Cole. Por trás de cada um desses objetos aparentemente simples está um processo profundo e cuidadoso em relação à funcionalidade e praticidade. Nas palavras de Ricard: “Projetar é proporcionar aos objetos de nossa vida diária as formas mais simples e sensatas para que possam cumprir da melhor forma a função a que se destinam”.
A maioria dos projetos de Ricard é caracterizada pelo uso de materiais naturais que requerem tratamento especial por meio de técnicas artesanais. Ricard é um forte defensor da intervenção manual no processo de produção de seus designs. O artesanato, aos olhos do designer, é uma forma de manter as tradições, a autenticidade das coisas e, acima de tudo, fazer sobressair os objetos.
André Ricard também lecionou em Barcelona em várias fases da sua vida, muitas vezes apareceu na imprensa não especializada e é autor de vários livros que refletem sobre o design. O autor foi presidente fundador da ADI-FAD (Agrupación de Desenho do Fomento de Artes e Desenho), vice-presidente do Conselho Internacional das Sociedades de Desenho Industrial (ICSID) e membro honorário da Real Academia de Belas Artes de San Jorge.
Por ocasião do seu 90 º aniversário, ele projetou a lâmpada Petit Tatú (1972) para a Santa & Cole, uma lâmpada de parede conveniente disponível em branco e vermelho.