notícias

vidro soprado e design minimalista são destaques das luminárias da bomma, novidade na FAS

Quando se pensa em qualidade em cristais, uma das primeiras palavras que vêm à cabeça é “Boêmia”. Esta região histórica da República Tcheca é conhecida pela centenária produção de artefatos de vidro soprado. Fundada em 2012 no leste da Boêmia, a Bomma, aproveitou a expertise dos mestres artesãos e adicionou tecnologia e design inventivo e contemporâneo para a criação de luminárias que são, também, obras de arte.

A Faz traz a Bomma ao Brasil e destaca quatro criações que vão de delicados conjuntos de pendentes personalizáveis a bulbos cristalinos e minimalistas de grandes proporções.

PEBBLES
Design Boris Klimek – Bomma

É possível fazer inúmeras configurações com os componentes de cristal da Pebbles.

É possível fazer inúmeras configurações com os componentes de cristal Pebbles
Soprados e polídos manualmente, os elementos ovais, elípticos e esféricos que podem compor as diversas versões da família “Pebbles” se baseiam em cinco variedades de cores – branco, cinza claro, preto, verde e vermelho – leitosas ou transparentes. As luminárias pendentes ou de mesa/piso combinam dois ou mais módulos encaixados ao redor de um núcleo que contém a fonte luminosa e dimerizável.

LENS
Design Studio deFORM

Vidro soprado à mão e design minimalista são destaques das luminárias da Bomma.

Duas lentes encapsulam a fonte luminosa criando um jogo de refrações e reflexos únicos. As peças convexas de Lens, com 160 mm de diâmetro, podem ser usadas como pendentes singulares ou em composições. As peças com base redonda comportam 3; 6; 9; 12 ou 26 unidades em diferentes alturas com uma ou duas cores; já os lustres com estrutura retangular contam com 26 peças. A aplicação dos matizes é feita à mão e prevê variações de dourado, azul, âmbar, fumê, branco leitoso e azulado, além do básico incolor. A Bomma ainda oferece a possibilidade do cliente criar constelações com pendentes em cores, alturas e quantidades personalizadas.

DEW DROPS
Design: Boris Klimek

Vidro soprado à mão e design minimalista são destaques das luminárias da Bomma, novidade na FAS.

As gotas de orvalho são o mote da luminária que aplica bolhas de vidro com aspecto metálico e iridescente sobre longas cintas de couro (animal ou vegano) que podem ser aplicadas em espaços de passagem, vãos, salas de estar e jantar. Com aspecto etéreo, a luminária longilínea (são 3 m de extensão) pode ser usada sozinha ou números múltiplos. Cada “gota” soprada artesanalmente é única e reserva em se interior uma fonte luminosa e que oferece regulagem de intensidade via dimmer.

PHENOMENA
Design: Dechem Studio

Vidro soprado à mão e design minimalista são destaques das luminárias da Bomma.

Bases simples de metal polido (prata ou dourado) apoiam as luminárias de piso ou pendentes da linha Phenomena: grandes estruturas ocas de vidro soprado artesanalmente em variações de cores que incluem verde, rosado, vermelho e cinza. As peças estruturadas em 26 versões se baseiam nas formas geométricas elementares como o círculo e o triângulo e convidam à união dos opostos: robustez e delicadeza ou amplitude e fluidez, sem serem óbvias.

Ficou com vontade de conhecer as peças da Bomma no acervo da FAS? Envie uma mensagem para o WhatsApp, clique aqui