• MINHA CONTA
  • FALE CONOSCO
  • NEWSLETTER
X

Já sou cadastrado

Ainda não tenho cadastro

CADASTRAR
X

    Entre em contato com a FAS





    Telefone: 11 3086-1661 | WhatsApp: 11 94713-9743
    [email protected]
    Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 413 – Jardim América - CNPJ 00.817.414/0001-08

    Josep Torres Clavé

    Arquiteto, designer, urbanista e revolucionário, Josep Torres Clavé foi um dos maiores expoentes da vanguarda artística espanhola dos anos 1930. Ele introduziu o Movimento Moderno na Espanha e foi o autor de obras modernas emblemáticas. Em 1929, foi membro fundador do GATCPAC na Catalunha, o que levou à criação do GATEPAC na Espanha. Mais de 60 anos após sua morte, vários de seus projetos ainda estão sendo produzidos.

    Josep Torres Clavé formou-se na Escola de Arquitetura de Barcelona em 1929. Iniciou sua carreira profissional como aluno no ateliê de seu tio Jaume Torres Grau e posteriormente realizou projetos em colaboração com Josep Lluís Sert, de quem se tornou sócio em 1930. 

    Em 1929 tornou-se membro fundador do GATCPAC (Grupo de Arquitetos e Técnicos Catalães para o Progresso da Arquitetura), dando lugar, um ano depois, à criação do GATEPAC em nível estadual. Este grupo de profissionais, imerso na escola racionalista europeia de pensamento, juntou forças para denunciar e combater a decadência cultural do design e da arquitetura. Eles propuseram uma nova ética profissional que implica um maior compromisso social. O grupo foi dissolvido quando a Guerra Civil Espanhola estourou, e muitos de seus membros foram forçados ao exílio. Outros morreram, como foi o caso triste de Josep Torres Clavé, morto na guerra aos 33 anos.

    Seus projetos arquitetônicos incluem alguns dos edifícios mais emblemáticos do racionalismo catalão, como o Dispensário Central Anti-Tuberculose e a Casa Bloc, ambos em Barcelona, ​​projetados em parceria com Josep Lluís Sert e Juan Baptista Subirana.

    Como designer, suas contribuições começaram com móveis para casa de família e para uso próprio, e acabou se dedicando totalmente ao trabalho realizado no GATCPAC. Estas peças foram expostas na MIDVA (Barcelona), loja fundada em 1935 com JL Sert e Antoni Bonet, para promover novos designs que visam fornecer soluções que pudessem ser padronizadas, utilizando materiais mais baratos para aplicações arquitetônicas. Tanto o MIDVA como a revista AC (Documentos de Actividad Contemporánea), com o próprio Torres Clavé à frente, tornaram-se os principais fóruns de divulgação da ideologia do GATCPAC.

    Uma carta de Josep Lluís Sert a Raimón Torres, filho de Josep Torres Clavé, evidencia a importância do trabalho e da humanidade de seu colega : “Os anos de colaboração com GATCPAC e CIAM, o entusiasmo, a energia e o talento de seu pai, nos deram um exemplo tudo isso manteve o grupo ativo e unido. A revista AC é fruto de sua dedicação e trabalho incansável. Não consigo conceber Casa Bloc, Dispensari, Ciutat de Repós, Plà Macià ou qualquer um dos grandes projetos sem a contribuição de seu pai. O próprio GATCPAC como uma equipa de trabalho nunca se teria concretizado sem a sua vontade, o seu espírito entusiasta e a sua capacidade de trabalho e organização ”.

    Humilde e gracioso, Josep Torres Clavé deixou a sua marca no design e na arquitetura espanhola da forma mais humana. Santa & Cole elaborou um livro que descreve a trajetória de Torres Clavé, incluindo imagens de suas peças mais representativas, desde ícones do design até suas próprias ilustrações.  

    compartilhar com
    copiar link

    Obras de Josep Torres Clavé na FAS