Antoni Arola, vencedor do Prêmio Nacional de Design de 2003, é uma figura distinta do atual cenário do design espanhol. Seu trabalho versátil vai desde a criação de um frasco de perfume ou uma lâmpada até o design de interiores de locais importantes da atualidade. A abordagem evocativa de Arola em relação à vida e ao espaço dá a ele um lugar duradouro na Santa & Cole.
Nascido em Tarragona em 1960, Antoni Arola estudou design na escola EINA em Barcelona, graduando-se em 1984. Ele passou a trabalhar em vários estúdios de prestígio, incluindo Lievore & Pensi and Associate Designers (AD), uma fábrica líder de design tecnológico da época, liderado por Ramón Bigas e Pep Sant. Em 1994, ele fundou seu próprio estúdio de iluminação, Estudi Arola, e começou a lançar as bases para seu trabalho de design, com um toque mais artesanal do que industrial. Nesse mesmo ano, ele projetou sua primeira coleção de lâmpadas. Três anos depois, ele criou a lâmpada Nimba para Santa & Cole. O nimba foi um halo luminoso tecnologicamente inovador, que lhe rendeu fama internacional e seu primeiro prêmio Delta da Associação Espanhola de Design Industrial FAD (ADI-FAD). Antoni Arola ajudou a impulsionar a popularidade comercial da iluminação espanhola, ganhando um nome para si mesmo na década de 1990. Esse momento se tornou um marco na carreira de Arola, desde que ele começou a receber encomendas de projetos de decoração de interiores.
Nas décadas que se seguiram, Antoni Arola também experimentou objetos menores, como frascos de perfume, ampliando assim seu repertório de designs. Algumas de suas obras mais conhecidas e premiadas incluem o projeto de design de interiores para a loja gastronômica Mos (nomeada a “Melhor Loja do Mundo” pela Câmara Municipal de Barcelona em 1999), a embalagem da fragrância Armand Basi e o design de interiores para a loja de chocolates Cacao Sampaka (2000). No campo da iluminação, realizações notáveis foram a série de lâmpadas Ishi-Doro (Prêmio Delta de 1999 da ADI-FAD), a lâmpada Pallucco (2000) e dois designs para Santa & Cole: o Sistema Flúor (2001) e a série de lâmpadas Moaré (2003).
Desde que recebeu o Prêmio Nacional de Design em 2003, Antoni Arola entrou em sua plenitude criativa, manifestada em seu trabalho para a Santa & Cole. Isso inclui o Cirio (2010) e sua família, BlancoWhite (2011) ou Lámina (2018, ADI-FAD Delta Silver Award). Nós o consideramos um mágico leve, pois sua técnica se estende para dominar o que a olho nu não pode ver, como temperatura ou tom, através de criações verdadeiramente engenhosas. Segundo Arola : “O designer é apenas um catalisador, um mediador, um filtro. Está tudo no ar. Basta materializá-lo, transformando ideias em objetos que vão melhorar a qualidade de vida de todos”.
As instalações efêmeras de Antoni Arola fazem parte de seu trabalho como especialista em iluminação. Na primavera de 2007, Arola comemorou 10 do seu estúdio º aniversário com uma instalação audiovisual na Sala Vinçon em Barcelona. Para acompanhar a exposição, montou “Dez Anos-Luz”, livro publicado pela Santa & Cole no qual explica os detalhes de cada uma das suas criações até então.
Historiador e poeta, Antoni Arola domina a poesia em sua forma mais pura em uma língua que poucos falam: a linguagem da luz.